segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Meia Maratona de Maceió

Mais uma bela prova neste final de semana. Desta vez, a Meia Maratona de Maceió/AL. Tô Correndo lá... Paulo Paulada, eu e o Walter, o primeiro com 99 % de DNA ACORJA e 1 % (que muito nos orgulha!) de DNA Tô Correndo, risos. A ACORJA, por sinal e como de costume, representando muito bem nosso estado neste evento.

Clique p/ ampliar (Foto por Juliana, esposa e apoio do Walter, sobretudo nas viagens)

Esta meia maratona lembrou a Meia do Rio, ocorrida em outubro. Seguem os detalhes da prova:

- percurso quase que totalmente plano, com longas retas e curvas. Muito bom, pois os atletas mantiveram a atenção na corrida e não no piso. A corrida, que seria realizada em sua totalidade na orla, teve seu percurso alterado faltando uns 10 dias para a prova. Fiquei sem entender o porque, mas imaginei que fosse alguma dificuldade em liberar parte do trecho... Na verdade, a razão era outra. A intenção era prestigiar uma obra recém inaugurada pela Prefeitura, o Viaduto Industrial João Lyra, que acabou sendo o único trecho não plano da corrida. Ficou muito esquisito... Os corredores se distanciaram da orla em torno de 1 km até chegar no viaduto, subiram, desceram e - surpresa! o ponto de retorno era no pé do viaduto do lado oposto - ricochetearam para novamente subir e descer o viaduto e retornar para a orla. Ou seja, desviaram o percurso apenas para que subíssemos e descêssemos o viaduto duas vezes. Medonho. Coisa de político que, lamentavelmente, encontra espaço no estado de Alagoas...

- forte calor. O calor na Meia do Rio foi forte. Pudera, a saída foi às 09h00 da manhã. Fiquei muito feliz quando vi que em Maceió a saída seria às 07h15, imaginando que ao menos a largada seria num clima agradável. Não aconteceu... Os corredores procuravam se poupar do sol nas poucas sombras disponíveis na Praça Multieventos e foram para o portal de largada apenas quando faltavam poucos minutos para a mesma. Quando a largada foi dada, o termômetro já marcava incríveis 30 graus. O Sol castigou durante todo o percurso. Em conversas prévias, os amigos relatavam a preocupação quanto ao forte vento contra que encontraríamos no último quarto da corrida. Foi, na verdade, a salvação. Ainda que segurasse um pouco ritmo, o vento garantiu algum refresco. Para quem fez o percurso em torno de 02h00 (muita gente quebrando ao longo do percurso!), a temperatura já estava por volta de 35 graus.

- a hidratação foi elemento a favor. Enquanto foram prometidos postos de hidratação a cada 3 km, contei em torno de nove postos. Dois deles com água quente (quente mesmo, nem natural, nem fresca), mas isto não chegou a comprometer, havia água à vontade. Estranhei apenas que desta vez não foi oferecido isotônico no meio da prova. Naquele calorão, pode ter feito falta a alguns atletas.

- o material do kit, mais uma vez de qualidade e muito bonito. Medalha, camisa, boné (2!), numeração de peito com o nome do atleta, lanche, Gatorade. Lamentei apenas que a organização não foi sensível ao calor previsto para o evento e escolheram uma cor muito escura (azul marinho) para a camisa e para o boné, o que só aumentou o desconforto térmico.


- a quantidade de atletas, bem menor que na do Rio, favoreceu uma largada sem atropelos, bem como passagens tranqüilas pelos postos de hidratação. Aqui vale um comentário: o alagoano está aprendendo marketing com os baianos, risos. Na largada para a prova era visível a pequena quantidade de atletas. Supus algo em torno de uns 600 atletas, no máximo, para correr a meia maratona. A largada para a prova de revezamento seria pouco depois. Soube depois, pela organização, que seriam 900 inscritos para a meia individual e 600 inscritos para a meia de revezamento, números que apesar de condizentes com as numerações de peito que vi, não pareciam guardar relação com os corredores presentes, talvez muitos desistindo em razão do calor. Quando chego de volta ao hotel, vou dar uma folheada no jornal local do dia (acho que a Gazeta de Alagoas) e encontro no caderno de esportes: dois mil atletas inscritos para a corrida e, na capa do dito jornal, oito mil atletas inscritos! mais risos. Por sinal, ouvi dizer que a Corrida dos Sinos, tradicional corrida em Recife/PE, também teve poucos (500) inscritos este ano, Talvez por terem mudado o dia, horário e local da prova. Acontecia sempre na Praia de Boa Viagem, às 16h00 do sábado. Desta vez, no Parque da Jaqueira, às 08h00 da manhã do domingo.

Falando em organização, reproduzo uma breve conversa que tive com um dos organizadores (YESCOM) da prova. Logo que cheguei, sentei próximo a uma das tendas dos organizadores e, talvez por estar usando a camisa da Meia do Rio, um deles veio puxar conversa e me perguntar como tinha sido a prova. Elogiei, mas comentei do excessivo calor. Ele me falou da pretensão de, no ano que vem, transferir a prova para o mês de julho. Achei ótimo, mas lembrei a ele que, em julho, no litoral do Nordeste é só chuva. Lembrei também que no calendário de meias maratonas regional já tínhamos a Meia de Salvador em Setembro, a Meia de João Pessoa em agosto e a Meia do Recife em Julho. O que eu escuto? “Problema de Recife”. Fiquei indignado com o despropósito do comentário, mas não tive energia para explicar a ele que boa parte dos atletas que viriam correr a meia em julho seria pernambucana e que, portanto, mereceria alguma consideração. De qualquer forma, ainda comentei que seria uma boa levar uma corrida como esta para Recife, uma vez que, suponho, tenhamos um contingente de corredores muito maior que Alagoas. Acho que não se sensibilizou, provavelmente por não haver grandes empresas aqui (como a Braskem em Maceió) interessadas em promover eventos desta natureza. Em Recife, as corridas que reúnem mais corredores são promovidas pelo SESI, Prefeitura do Recife Exército ou Corpo de Bombeiros. Nenhuma entidade privada, portanto. Porto Alegre está começando a receber eventos assim... É questão de tempo, a gente chega lá…


2 comentários:

Jorge Cerqueira disse...

Fala Márcio, bom dia querido amigo, bom primeiramente me desculpe em só vir aqui em felicitar vc por mais uma meia completada, são mais de 80 blogues para visitar e fica dificil de visitar todos em pouco tempo não é mesmo e vou visitando sempre que puder. Bom meu amigo mais uma vez parabéns pelo relato e por completar a meia de Maceió.
Bom vc citou no seu relato que a Meia do Rio foi bem mais quente que a de Maceió, é pq vc não correu em outubro a Meia de Frei Galvão em Guaratinguetá em São Paulo eu corri e o calor chegou a 35º graus bem mais quente que a do Rio, a água no percurso quente demais o viaduto que vc subiu na meia de maceió em relação meia de frei galvão foi pinto quando chegamos no km 7 e vimos a subida caracas bem grande e ainda por cima tivemos que passar pelo mesmo Km duas vezes pq a meia lá para completar o pecurso tinha que dar 2 voltas no mesmo percurso só vendo. Bom falando da Yescom eles não estão nem aí para gente eles só querem ganhar dinheiro e acho que quando um dos organizadores falou para vc PROBLEMAS DO RECIFE eu acho que vc não deveria ficar calado, vc deveria questionalo, quanto a que vc disse que viu que na Meia deu 600 e a organização divulgou 900 corredores e depois leu no jornal uma quantidade 2.000 e depois 8.000 eu digo isto que é markenting eles usam isso para chamar atenção digo isto, pq na meia do rio deste ano todo ano dá em torno de 14 a 15mil corredores e o meu nº que eu corri foi 15357 e até questionei isso no meu blog no relato da meia e fui informado por um amigo sobre isso e outra coisa eu digo que a YESCOM só tá interessado em ganhar dinheiro pq tá mesmo uma semana após a meia do rio a yescom divulgou o seguinte que em 2013 eles querem colocar para correr a meia do rio 30.000 mil corredores, vc correu ela e esse ano fomos 15.000 mil corredores vc mesmo pode constatar como é a largada que é lenta, imagina 30.000 corredores largando em São conrado, vai ser uma verdeira bagunça a largada será as 9 e tantos e se bobear as 10 e 11 horas ainda vai ter gente largando, só lamento para os corredores lentos que vão sofrer no calor, ainda bem que moro no rio e posso chegar cedo no local da largada...Mais tudo isso é culpa nossa dos corredores que não somos unidos. Mais não adianta um ou dois se unirem tinha que ser a massa que corre toda se unirem para acabar de vez com esta bagunça toda.
Bom li sua mensagem no blog da Sthephanie falando da respiração que ela postou e uma coisa que notei lá vc falando quando chegamos na largada e a organização nos obriga entregar o chip imediatamente pois eu não faço isso e já até discuti com um dos staffs sobre isso, eu dei um esporro neles sobre issso, ainda mais quando chegamos, muita gente dá aquele sprint final e chegamos com o coração querendo pular pela nossa boca, não é mesmo e taí o perigo de vc parar imediatamente para retirar o chip eu paro e caminho por alguns minutos e quando a minha respiração se normaliza eu entrego.
Bom acho que já falei demais não é meu amigo e como eu disse que são mais de 80 blogs para ler se nós não falarmos eu lhe desejo boas festas para vc e sua familia e que Deus os abençoe e que em 2009 Deus continue te abençoando e lhe dando saúde para vc correr muitos Kms.

Um abraço,
JORGE CERQUEIRA
www.jmaratona.blogspot.com

Márcio Santana disse...

Obrigado pela visita Jorge, ainda mais diante do trabalho que deve dar ler 80 blogs, risos. COmplementando os números da prova da Meia Maratona de Maceió: foram 374 concluintes na Meia e 120 equipes concluintes na Meia de Revezamento, o que dá, no máximo, 854 atletas. Bem distante mesmo da menor estimativa que escutei da organização: 1500 atletas.

30000 corredores em São Conrado? Inviável, a menos que você considere a prova apenas como passeio e festa, tchauzinho para a Globo e coisas do tipo...