domingo, 7 de dezembro de 2008

Projeto POA 2009 (II)

Comentamos na primeira postagem que os treinos específicos para a maratona iniciarão em final de janeiro ou, no mais tardar, no início de fevereiro/2009.

Neste intervalo de quase dois meses, o Walter e eu decidimos experimentar distâncias um pouco mais longas que nossos treinos habituais. Essa iniciativa não está baseada em nenhum treino estruturado, servindo apenas como tira gosto para o que virá à frente.

O foco está na avaliação de nossas reações corporais, tentando gerar algum conhecimento útil para os treinos futuros e para a prova. Aspectos tais como quebras de ritmo e recuperação, necessidade de hidratação (estou tomando notas e analisando o meu balanço hídrico, ou seja, a perda e o consumo de líquidos), isotônicos, vestuário, freqüência cardíaca, etc. estão sendo avaliados.

Não há obediência a um ritmo pré-estabelecido, mas o mesmo também tem sido avaliado no contexto do treino. Já fizemos dois longões:
o primeiro (II Corujão da ACORJA), de 25 km, à noite e a um ritmo de 6’/km; o segundo, de 27,5 km, de dia e a um ritmo de 5’52”/km. O percurso do último segue abaixo.

(clique para ampliar)

No sábado 20/12, realizaremos mais um longão com distância equivalente. Quem quiser compartilhar de todo ou de parte do percurso, basta deixar um comentário aqui na postagem que entramos em contato.

Detalhe importante: mais que salutar, é prudente aproveitar este período até o início dos treinos específicos para realizar uma visitinha ao cardiologista, ortopedista e clínico geral para as devidas avaliações prévias. Minhas consultas já estão marcadas!

Postagens anteriores: (I)

Nenhum comentário: